in

Sobe para quase 700 mil o número de residentes estrangeiros em Portugal

Portugal atingiu valores inéditos de estrangeiros no país. Segundo o Relatório Estatístico Anual de 2022 do Observatório das Migrações, Portugal atingiu em 2020, 662 095 estrangeiros residentes, número que voltou a subir em 2021, a serem registados 698 887 pessoas.

“O país atinge no final da década valores inéditos de perto de setecentos mil estrangeiros residentes, stock nunca antes alcançado em Portugal”, lê-se no documento lançado no âmbito da Coleção Imigração em Números.

As principais razões para a entrada de estrangeiros no país prende-se com “estudo”, ao “reagrupamento familiar” e à “aposentação”.

Segundo a Diretora do Observatório e autora do estudo, Catarina Reis Oliveira, estando Portugal numa situação de acentuado envelhecimento demográfico, “nem todos os perfis imigratórios poderão aliviar a situação demográfica do país”, já que os estrangeiros reformados “tendem a reforçar a importância relativa de idosos residentes”.

Em contexto europeu, Portugal situa-se entre “os países que menos imigração recebem”, abaixo da República Checa, Finlândia, Lituânia, Croácia, Hungria, Bulgária, Eslováquia, Polónia e Roménia.

Considera este número alto ou baixo?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lionel Messi é o maior da História

Contratos de teletrabalho vão passar a fixar valores de despesas adicionais