in

Porque é que os países nórdicos são tão saudáveis

Porque é que os países nórdicos são tão saudáveis

Os escandinavos são considerados as pessoas mais felizes do mundo. Países como a Noruega, Dinamarca e suécia estão constantemente do top 5 dos países com melhores condições para se viver. Este alto índex é o resultado duma satisfação de vida incrivelmente alta, saúde pessoal e uma inserção social. Existem várias coisas que podemos tirar no estilo de vida nórdico para melhorar as nossas vidas pessoais. Vamos ver as razões pela Dinamarca ser um dos países mais saudáveis da europa.

Eu chamo-me Sara Nunes e vivo na Dinamarca e depois de 1 ano cá, reparei nas diferenças significativas que aconteceram na minha vida, começando pelo facto dos meus hábitos terem mudado totalmente e levar agora um estilo de vida muito mais saudável, como por exemplo ter deixado de fumar e sentir-me agora com muito mais energia e em forma. Estas são algumas das coisas que estão presentes na Dinamarca, seja nas condições do país ou na cultura que penso que foi o que me levou a mudar o meu estilo de vida.

Os ginásios estão dentro dos mais baratos da Europa

Os dinamarqueses estão habituados a pagar mais por quase tudo comparando com o resto da Europa. No entanto, os preços para ser membro do ginásio estão dos mais baixos na região.

Isto acontece porque ir ao ginásio faz parte da cultura deles e quase toda a gente frequenta o ginásio. Daí ser impensável ser acessível a todos, afinal é saudável e necessário.

A sua dieta consiste em montes de peixe, vegetais frescos e frutos silvestres

Enquanto que a comida mediterrânea é considerada a melhor do mundo em termos de saúde do coração, a dieta nórdica não fica muito atrás, em segundo. Estudos mostram também que seguir esta dieta pode reduzir o colesterol consideravelmente e ainda ajuda a perder peso.

Eles têm serviços de saúde excecionais

Nos países escandinavos, se precisa de ver um médico, basta ligar em para o centro médico de preferência e é-lhes dado uma consulta no próprio dia. Todas os tratamentos são gratuitos, incluído exames e cirurgias. Por exemplo, quando uma mulher tem um filho, é-lhe oferecido uma caixa inteira com roupas, brinquedos e suplementos, coisas essenciais para o bebé!

Eles vão à Sauna regularmente

Na cultura nórdica, visitar a sauna é extremamente importante. E quando se visita a sauna experiencia-se vários benefícios para a saúde, como a limpeza de toxinas no organismo, resulta também num melhor sono e melhora o nosso sistema cardiovascular. Suar força na verdade o nosso corpo a queimar calorias. Sem esquecer de tomar um duche frio quando sair da sauna. Para além de saber bem, isto vai fechar os poros e faz com que o corpo conserve o calor, melhorando a circulação.

Eles vão de bicicleta para o trabalho

Exercitar na Escandinávia faz parte da cultura, é um estilo de vida. Isto não diz apenas que os nórdicos fazem exercício regularmente, mas também que o exercício físico está inserido na rotina diária dos nórdicos.

Por exemplo, cerca de 30% dos dinamarqueses e suecos vão de bicicleta regularmente para o trabalho e para voltar.

A distância media percorrida pelos habitantes é de cerca de 10km, para além do trabalho eles levam a bicicleta para os mais diversos eventos, festas, encontros, compras, etc…

Vão de ferias regularmente

Tente lembrar-se que não vivos para apenas ir para o trabalho todas as manhãs. Isto pode ser difícil para algumas pessoas, já que a sociedade por vezes mistura vida pessoal com vida profissional, o que nos países nórdicos não acontece. Não há nada errado em ser apaixonado pelo trabalho, mas temos que nos lembrar se tirar férias ou descansar regularmente. A Escandinávia tem um dos subsídios de férias mais generosos do mundo, chegando até 6 semanas.

O trabalho é muito descontraído

Na Dinamarca, as empresas têm o lema de “hygge”. Conceito que o resto do mundo traduz como “o acolhedor” ou “o familiar”. Sem ir mais longe, um exemplo é a minha empresa, Trendhim, que vê um filme e bebe uma cerveja todos as sextas-feiras com o objetivo de discutir tragédias e para que os funcionários possam descontrair e socializar uns com os outros no fim de cada semana. Isso faz com que em vez de nos vermos como colegas, vermo-nos como uma grande família na qual todos temos os mesmos valores.

Frequentam um clube ou equipa desportivo

Na Suécia, inscrever-se num clube desportivo costuma acontecer quando jovens e continua muitas vezes até a reforma. Para além dos benefícios regulares do exercício, cometer-se a qualquer equipa de desporto aumenta consideravelmente a probabilidade de se continuar motivado e continuar a exercitar-se por um longo período de tempo.

Também gostaria de publicar o seu artigo de opinião no nosso site? Clique aqui.

Vote nesta opinião

4 pontos
Upvote Downvote

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

COMENTE ESTA OPINIÃO!

Tensão na Igreja entre progressistas e conservadores

Tensão na Igreja entre progressistas e conservadores

Turquia usa armas da Alemanha contra os Curdos na Síria

Turquia usa armas da Alemanha contra os Curdos na Síria