in

Black Friday – Consumo (Des)Controlado?

Black Friday - Consumo (Des)Controlado?

Black Friday –  consumo  (des)controlado? 

A tão esperada Black Friday deu-se na passada semana. Este dia teve origem nos Estados Unidos, sendo o dia que se segue ao Dia de Acção de Graça (Thanks Giving Day), e marca desde o ano de 1952, a abertura das compras natalícias do país. É considerado um dos dias com mais procura pelos consumidores, registando-se, inacreditavelmente casos de violência a fim de alcançaram as tão esperadas baixas de preços.

Celebrada sempre na quarta semana do mês de Novembro, este dia estende-se atualmente por vários países, Portugal incluído. Para além da sexta-feira, muitas lojas físicas e online alargam o período de descontos ao fim-de-semana.

A palavra promoção faz ressoar repentinamente um alerta no consumo de um ou vários artigos. A questão que coloco é: será por necessidade? Estariam já as pessoas realmente a “aproveitar” as vantagens de desconto para comprarem os presentes de natal? Ou seria apenas pela compulsão de querer mais?

Acho fantástico poder comprar os artigos que tanto se precisava a um preço convidativo, mas na minha opinião parece-me um desperdício ter que repor a última geração de telemóvel, comprar o terceiro par de botas cor taupe e o quinto vestido que irá ser usado apenas uma vez, só pela necessidade de se mostrar ao mundo.

Qual a sua opinião?

Também gostaria de publicar o seu artigo de opinião no nosso site? Clique aqui.

Vote nesta opinião

Publicado por Francisca Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mundo On e Off line

Mundo On e Off line

Do Folclore regional para uma Regionalização moderna e justa

Do Folclore regional para uma Regionalização moderna e justa