in

A idade dos drones e o terrorismo

A idade dos drones e o terrorismo

Num recente artigo publicado pelo Evening Standard, jornal Britânico de referência, é nos dado a opinião de dois peritos de segurança Americanos e Britânicos em relação à segurança nacional e o perigo dos drones.

Em qualquer outro contexto, admito que ignoraria tal artigo. No entanto, dadas as medidas recentemente noticiadas em relação à implementação de sistemas anti-drones em aeroportos, achei curioso comparar o ponto de vista partilhado por estes especialista e as medidas anunciadas pelo governo português.

Ora a primeira solução apresentada pelos peritos é de um sistema que bloqueia o sinal em certas áreas, destacando que os aeroportos são zonas especialmente sensíveis, podendo os terroristas voar um mini drone para o motor do avião causando centenas de vítimas.

Até aqui tudo bem. Esta análise vem de encontro à posição de governo. No entanto, após apresentar tal sistema, o perito observa também que apesar tudo, este tipo de sistema acaba por ser limitado devido à facilidade com que se contorna, podendo contribuir apenas para a fragilidade de segurança, que é uma opinião partilhada pela nossa redação.

Assim sendo, fica difícil de decidir: Vale a pena investir em sistemas anti-drones “frágeis” ou no combate ao terrorismo por outros meios?

Resta então discutir as alternativas: É realista efectuar um combate ao terrorismo com auxilio a drones puramente em terra? Ou é também necessário um sistema de defesa aereo mais passivo, como por exemplo um dispositivo que lance redes para abater drones?

São tudos alternativas a ser estudadas, mas para já é de saudar a iniciativa do governo Português, que antes de qualquer incidente sério, já estuda potenciais medidas de proteção dos aeroportos.

Também gostaria de publicar o seu artigo de opinião no nosso site? Clique aqui.

Vote nesta opinião

2 pontos
Upvote Downvote

Publicado por Pedro Dias

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

COMENTE ESTA OPINIÃO!

Gestão de redes sociais e marketing digital são os projectos mais requisitados

Opinião Agridoce

Opinião Agridoce