in

A desvalorização da ciência no Brasil

     A busca pelo desconhecido nos séculos passados foi fundamental para a realização de estudos em nome do desenvolvimento. Cientistas como Galileu Galilei e Nicolau Copérnico mudaram a perspectiva do homem em relação ao mundo com suas invenções, possibilitando a navegação e o descobrimento de novos lugares. Assim, percebemos que a ciência possuiu e ainda possui, um papel essencial na história da humanidade. 

     À partir desse princípio, podemos afirmar corretamente que todos os fatores vantajosos da sociedade são possíveis devido ao estudo científico. Avanços tecnológicos em um mundo predominantemente capitalista é sinônimo de lucro e reconhecimento em âmbito mundial. Por exemplo: Estados Unidos da América (EUA). O país investe milhões em seus estudantes e em seus centros de aprendizado, e muitas vezes também em jovens de outros países, como o próprio Brasil. 

     O número de cientistas brasileiros que se mudam para os Estados Unidos em busca de oportunidade cresce a cada ano, devido à desvalorização aqui sofrida. A falta de verbas e de instalações apropriadas estão entre os principais fatores de descontentamento, o que ocasiona protestos de toda comunidade científica. 

     Afinal, para se obter mais conhecimento, um dos objetivos do país, é necessário o devido respeito e cuidado à todas as áreas de atuação profissionais, pois são elas, como um todo, que geram esse desenvolvimento.

     Desse modo, seria fundamental que o Brasil iniciasse projetos pioneiros relacionados à ciência, buscando mostrar a importância do estudo da disciplina e consequentemente buscando aumentar a valorização aos profissionais da área, pois desde os primórdios das civilizações os mesmos cooperam para o crescimento da sociedade. 

Também gostaria de publicar o seu artigo de opinião no nosso site? Clique aqui.

Vote nesta opinião

1 ponto
Upvote Downvote

Pra não dizer que não falei das flores